A sigla RPG (Role-playing game) significa "jogo de interpretação de papéis". No jogo há o mestre e os os jogadores, o mestre é responsável por contar a história e dar objetivos aos personagens e os jogadores interpretam os personagens que, vão ter suas ações diante da história. Por exemplo:
Mestre: "Heróis, agora vocês se encontram na porta da floresta de Paladin. Está a noite e foi uma longa viagem. Vocês vão seguir em em frente com desvantagem e chegar mais rápido ao reino ou preferem descansar, porém ter uma viagem mais longa?"
*Jogadores discutem entre si*
Jogadores: "Vamos nos dividir
em dois grupos de dois. O grupo do Elfo e do Anão vão atrás de
comida e nós vamos atrás de lenha para nos esquentar, enquanto
passamos a noite.
1 - Leia muita ficção
Para criar boas histórias de RPG é necessário ter uma boa base. Para
isso, você precisa ter bastante conhecimento do seu tipo de mundo seja
medieval, mágico, futurista, atual e etc. Para poder fazer uma
história cheia de detalhes e bem estruturada. Por isso, leia bastante
sobre seu tema desejado para a história. Assim vai poder deixar os
jogadores bem imersivos na sua história.
2 - Crie histórias muito detalhadas
Além de ter uma ótima noção da história, os jogadores precisam ter uma ótima noção de espaço. Separe uma descrição completa sobre cada espaço do jogo, por exemplo:
Mestre: "Vocês chegam na frente de
uma caverna, o chão é arenoso, as paredes da caverna são de rochas bem
negras. Não da para ver mais do que 4 metros da parte de dentro da
caverna e também há algumas estalactites à frente".
3 - Aprenda a improvisar
Alguma hora ou outra é possível que no meio do jogo, algum jogador seja mais esperto que o mestre e mude o rumo da história, muitas vezes por perguntar por um pequeno detalhe simples. São essas as horas mais intrigantes, pois isso força o mestre a jogar o próprio jogos são nessas horas que o mestre deve improvisar para colocar os jogadores de volta nos trilhos.
4 - Conheça muito bem as regras
Não basta só ter a história, você também deve saber aplicar as regras nela. Conhecer o sistema é essencial, pois o sistema que equilibra o jogo. Acredito que você deve saber pelo menos o básico do sistema e ir aprendendo o resto conforme joga.
5 - Recompense os jogadores
Depois de algumas horas de jogo, os heróis podem ficar meio desanimados. Não se incomode, é normal depois de passar horas bolando estratégias e imaginando o cenário. Nessas horas é bom dar uma apimentada no jogo dando testes em troca de boas recompensas, também descontrair um pouco o jogo as vezes é bom.
6 - Use a história dos jogadores ao seu favor
Cada personagem tem uma ficha com uma área só para as origens dos heróis, essas fichas são cheias de detalhes que você pode usa a seu favor, pegando essas histórias e juntando com as histórias que você cria para dar mais história e imersão para seus amigos. Eles com certeza vão amar ter uma exclusividade sua no jogo e com isso vão se focar mais em jogar dando uma experiência bem melhor e mais duradoura.
Espero que esse post tenha sido útil para você. Por favor deixe seu feedback nos comentários.

Comentários
Postar um comentário